Germinação




Germinação
O alimento em forma de brotos simplifica e sutiliza todo processo digestivo normal onde os alimentos vão se quebrando em cadeias até se transformarem em algo assimilável pelo organismo. Além de melhor alimentados ficamos menos suscetíveis à ação das toxinas.
Ao germinar, multiplicam-se os nutrientes das sementes e adquirem propriedades que antes por si só não possuíam. Os amidos se transformam em açúcares que serão assimilados mais facilmente pelo organismo. As gorduras também se transformam em substâncias assimiláveis e as proteínas quebram-se em cadeias de aminoácidos.
As vitaminas se multiplicam as vezes por 500% e algumas vitaminas como a C aparece em grande quantidade onde não havia .
O alimento em forma de brotos simplifica e sutiliza todo processo digestivo normal onde os alimentos vão se quebrando em cadeias até se transformar em algo assimilável pelo organismo. Além de melhor alimentados ficamos menos suscetíveis à ação das toxinas.

Entre os brotos, destacam-se os grãos que são germinados em terra durante sete ou mais dias, segundo o clima e a altitude do lugar. (Trata-se do trigo, girassol, cevada, aveia, centeio, milho). São plantas que possuem enorme capacidade reequilibradora e nutriente para o organismo humano por serem alimentos praticamente completos. Ocupam um lugar muito importante na Alimentação Viva, tanto no aspecto preventivo como no de cura. Podem ser considerados como suplementos multivitamínicos e multiminerais, lembrando que também possuem os aminoácidos essenciais, a clorofila e as enzimas (o trigo verde contém 17 aminoácidos, entre eles os 8 essenciais). A molécula da clorofila é igual àquela do sangue, com a diferença de que no núcleo da célula de hemoglobina encontra-se ferro, enquanto que no núcleo da célula de clorofila encontra-se magnésio. Quando ingerida, a clorofila vai diretamente ao sangue e seu núcleo transforma-se em ferro, como se efetuasse uma transfusão. Além disso, seu alto teor em oxigênio ativa todas as funções corporais, proporcionando uma ação bactericida completa.


Como germinar as sementes?As sementes podem ser germinadas no AR, na água  e na TERRA.

O material necessário é simples: semente de boa qualidade, vidro de boca larga, tule e elástico para o processo no ar, bandeja com terra ou uma vasilha com água. Com o material na mão vamos lá!

    * 1ª ETAPA COMUM A TODAS AS SEMENTES: lavar bem a semente e deixar de molho dentro de água por 8h.



             
"Germinação no ar"
 * 2ª ETAPA: Escorrer a água e lavar bem a semente  ;
    * 3ª ETAPA: Colocar o vidro com a semente úmida num local inclinado (45º) de maneira que possa pegar ar, escorrer o excesso de água e ficar na sombra;
    * 4ª ETAPA: Lavar bem  pela manhã e a noite, retornando ao local inclinado;
    * COLHEITA: estão prontas para comer quando estiverem com o “narizinho para fora” (em torno de 24h).

             
       
" Brotos na terra"
* 2ª ETAPA: Após a primeira etapa comum, as sementes irão inicialmente germinar no AR. Com isso garantimos a germinação de todas as sementes o que acelera o processo de cultivo;
    * 3ª ETAPA: Com o “narizinho para fora” as sementes serão espalhadas num canteiro com terra  com furos embaixo. Cubra as sementes com pouca terra peneirada  e regue. Coloque num local sombreado no inicio e depois de crescidas, no sol. Regue regularmente sem encharcar;



    * COLHEITA: os Brotos estão prontos para comer quando aparecem as duas primeiras folhas ou no caso das gramas, com 15cm de comprimento.

“Brotos na água”


Deleites

Leites extraídos das sementes e castanhas do reino vegetal.
  Cremosos, saborosos e nutritivos, são opções muito interessantes para quem não pode ou não quer ingerir os laticínios tradicionais. O preparo é simples e rápido, e suas possibilidades de uso são muitas. Gergelim, amêndoas, castanhas do Pará, nozes, castanha de caju, avelãs, girassol, coco seco... cada semente traz seus benefícios nutricionais, seu sabor e seu charme.
Leites preparados a partir de seus germinados, apresentam uma digestão leve e alcalinizante (ao contrário da digestão das proteínas de origem animal, que é lenta e acidificante), além da propriedade de facilitar a liberação da serotonina, um neurotransmissor benéfico para várias funções cerebrais, entre elas a de facilitar o bom-humor e a qualidade do sono.
Portanto, estes leites e vitaminas são ideais para serem tomados à noite, antes de deitar. Logicamente sem exagero.
São alimentos especiais, porque neles predominam macronutrientes como as proteínas e gorduras vegetais, e micronutrientes como o selênio e o cobre, matérias-primas excelentes para o cérebro.